Pasteis de Belém

Ingredientes para a Massa Folhada:
  • 150 gramas de margarina para folhados
  • 2,5 dl de água fria
  • 250 gramas de farinha
  • 50 gramas de margarina vegetal
  • 1 pouco de sal
  • farinha para polvilhar

Ingredientes para o creme:

  • 500 ml de leite
  • 60 gramas de farinha
  • 1 pau de canela
  • um pouco de casca de limão
  • 7 gemas de ovo
  • 2,5dl de água
  • 500 gramas de açúcar

Preparação:

Para começar a elaborar o Creme do Pastel de Belém, deve começar por colocar num tacho, 60gr de farinha e um pouco de leite. Mexa com cuidado para que não crie os grumos. Entretanto, à parte, ferva o restante leite juntamente com a casca de limão e o pau de canela.
Quando este leite já tiver fervido, vá juntando a fio ao preparado inicial de farinha. Deve mexer muito bem e dissolver toda a farinha. Agora que tudo está junto, leve num tacho a lume brando e vá mexendo sempre com uma colher de pau, para que não pegue nada ao fundo do tacho. Quando levantar fervura, retire do lume e reserve.
Agora, leve a ferver 2,5dl de água e 500gr de açúcar, durante 3 minutos. Passado os 3 minutos, retire do lume e junte ao preparado anterior, mexendo muito bem. Com a ajuda de um passador, coe bem toda a mistura, retire a casca de limão, e o pau de canela.
Terá que aguardar que este creme fique totalmente frio. Assim que o creme estiver frio, pode juntar as gemas e misturar muito bem até obter um creme homogéneo.
Reserve este creme e passe à elaboração da massa.
Para fazer a massa, deve utilizar uma superficie plana, e coloque 250gr de farinha, abrindo um buraco no centro da mesma. Agora, deite um pouco de sal e 125ml de água. Vá misturando a farinha com a água, tendo em atenção que deve amassar de dentro para fora. (aos poucos pode ir colocando a restante água, mas se não fôr preciso não utilize toda). Vá amassando bem, até que consiga obter uma massa homogénea e que se descole das mãos. Depois, faça uma bola com a massa obtida, dê um corte em forma de cruz e polvilhe com farinha. Coloque a massa num recipiente, tapado com um pano, e deixe ficar a repousar durante 30 minutos.
Durante este tempo, com a ajuda de um garfo, misture as duas margarinas, já amolecidas à temperatura ambiente. Quando estiverem bem misturadas, divida-as em três pedaços iguais.
Na superfície lisa e enfarinhada, estenda a massa que esteve a repousar, e com a ajuda de um rolo de massa, estenda-a até obter um rectângulo com uma espessura muito fina e lisa. Com cuidado, coloque uma das três partes de margarina, por cima da massa e espalhe com a ajuda de uma espátula, sem que esta chegue aos rebordos da massa. De seguida, dobre as abas da massa para dentro de forma a que elas se encontrem ao centro (como se fosse um livro), unindo bem as pontas. Dobre novamente a massa, mas agora una uma ponta à outra no sentido do comprimento.
Estenda outra vez a massa e faça o mesmo que acabou de fazer anteriormente. Deve fazer isto mais duas vezes e, não se esqueça de utilizar a margarina.
Finalmente, estenda novamente a massa em forma de rectângulo, e com as suas mãos, enrole no sentido do comprimento e estique-a o máximo possível à medida que vai enrolando.
Agora, corte o rolo da massa que obteve, em pedaços de cerca de 3 centímetros. Unte as formas com margarina e coloque lá estes pedaços de massa com a parte cortada virada para cima. Utilizando o seu dedo polegar, faça pressão na massa e espalhe-a até aos bordos de forma a que estes fiquem mais grossos, deixando a mais mais fina no fundo.
Finalmente, coloque o creme que reservou inicialmente nas formas, mas tenha em atenção que não deve enchê-las muito. Leve ao forno já pré-aquecido a uma temperatura de 250ºC, até que ganhem umas manchas escuras no creme e a massa estar tostadinha. Quando estiverem prontos, desenforme sem que estejam frios, pois será mais difícil.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lombinhos de porco assados