Bacalhau espiritual
Para preparar esta receita portuguesa de bacalhau espiritual o primeiro passo é colocar o bacalhau cozendo em uma panela com água até cobrir. Numa tigela à parte coloque o pão cortado em pedaços e demolhando em 1 a 2 xícaras de leite.
Após o passo anterior retire o bacalhau e desfie enquanto quente, separando a pele e as espinhas. Reserve 1 xícara da água da cozedura para preparar o molho.
Para fazer o molho do bacalhau espiritual leve ao fogo médio uma panela com a manteiga e a farinha. Mexa para derreter e formar uma pasta e, pouco a pouco, enquanto mexe, acrescente a água reservada, o leite e o creme de leite. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e cozinhe, sem parar de mexer, até espessar e ferver.
Numa panela grande à parte refogue a cebola e os alhos no azeite. Quando a cebola ficar transparente, acrescente a cenoura e refogue mais um pouco, sem deixar queimar.
O passo seguinte da receita de bacalhau espiritual é acrescentar o bacalhau e o pão ligeiramente espremido. Misture e cozinhe por 5 minutos, ou até o leite do pão evaporar. Junte o molho, misture tudo e retifique os temperos. Desligue quando ferver.
Numa assadeira untada coloque o bacalhau espiritual e alise com uma colher ou espátula. Polvilhe farinha de rosca e queijo ralado e leve a dourar no forno preaquecido a 200ºC por 10-15 minutos.
Após o passo anterior o bacalhau espiritual está pronto a ser servido! Esta é uma receita de Páscoa que você também poderá preparar em outras ocasiões especiais como o Natal ou o Ano Novo, temos a certeza de que toda a família irá gostar!
Comentários
Enviar um comentário