doce de limão

1 quilo de limões
2 quilos de açúcar
 

Lave bem os limões e coloque-os inteiros numa panela grande juntamente com 2,5 litros de água. Deixe levantar fervura e tape depois a panela deixando cozer em lume brando cerca de 2 horas ou até os limões estarem macios e serem facilmente atravessados por um garfo ou espeto.
Quando os limões tiverem arrefecidos retire-os da panela e reserve 1,5l da água da cozedura dos mesmos.(Se não tem esta quantidade acrescente com água até a perfazer).
Corte os limões ao meio e retire os caroços reservando-os. Corte depois os limões em tirinhas finas (a casca e a polpa que tudo é para aproveitar!).
Volte a colocar os limões cortados em tirinhas e os sucos que entretanto se libertaram na panela. Acrescente a água da cozedura, os caroços dos limões dentro de um pedaço de muselina bem fechado (pois ajuda o doce a atingir o ponto por causa da pectina) e o açúcar.
Mexa bem e deixe levantar fervura mexendo mexendo cuidadosamente. Deixe cozinhar até o doce estar no ponto, cerca de 30 minutos ou quando ao colocar um pouco de doce num prato e deixar arrefecer 1 minuto, este após lhe passar o dedo abra uma "estrada" e faça pequenas rugas.
Deixe arrefecer na panela cerca de 15 minutos antes de colocar em frascos esterilizados. Feche-os e vire-os de cabeça para baixo durante 30 minutos.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lombinhos de porco assados